Os tratores são máquinas fundamentais para proporcionar o bom desempenho das atividades de produção agrícola. Parte essencial para bom funcionamento desses equipamentos é ter um motor apropriado para essa aplicação.
Para tal, é importante que esses propulsores sejam dimensionados e desenvolvidos para atender potência e torque para as demandas exigidas, com resistência estrutural para suportar condições externas como poeira e exposição à umidade, baixo consumo de combustível e óleos lubrificantes, além de gerar menor quantidade possível de ruídos e poluentes.
Os motores de tratores geralmente operam por ignição de compressão, ou seja, são movidos pela combustão do diesel. Enquanto o funcionamento é semelhante aos de mesmo sistema de ignição, existem características que são específicas dessa aplicação.
Os ajustes efetuados nos motores de tratores agrícolas, priorizam que o motor desenvolva mais torque do que potência, uma vez que, geralmente, não são equipamentos que precisam de desenvolver grandes velocidades.
Os tratores possuem como função principal o arraste de equipamentos, acoplamentos e acessórios. Com isso, os ajustes necessários durante o planejamento e desenvolvimento de seus motores são em vistas da manutenção de mesmo em baixas rotações, como atividades pesadas de deslocamento de um arado, por exemplo.
Para alcançar esses ajustes, o desenvolvimento de motores de tratores acompanha as boas tendências da indústria automotiva com intuito de utilizar equipamentos de injeção e combustão da mais alta tecnologia, garantindo assim as melhores condições de consumo com alto desempenho.
Algumas peças dos motores de trator têm uma importância especial para garantir uma operação eficiente para atividades pesadas. Alguns dos componentes que passam por constante evolução, podemos citar as bombas e injetores de alta performance além do uso de turbocompressores que otimizam a combustão dentro dos blocos dos motores.
Muitos tratores possuem motores com uma característica peculiar em relação à comparação com outras máquinas agrícolas e veículos urbanos. Em grande parte dessas máquinas, o chassi é do tipo monobloco. Nesses casos, o motor é montado diretamente em outros sistemas do trator, como embreagem, transmissão final, caixa de câmbio e eixo diferencial, formando assim uma estrutura unificada.
Essa configuração garante um layout robusto e simplificado, com elementos periféricos mais resistentes para suportar condições extremas a que podem estar sujeitos. Entre esses componentes, destacamos o cárter de ferro fundido, as paredes do bloco do motor e varetas de combustível reforçadas.
Outros pontos relevantes aos motores de trator são as legislações vigentes que estabelecem os limites de emissão de ruídos e de gases poluentes na atmosfera.
No Brasil, a regulamentação quanto aos gases provenientes da combustão interna dos motores é gerida pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente através do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE).
É importante ressaltar que para garantir o melhor desempenho para as suas operações, é necessário dimensionar corretamente o tipo de trator necessário. Os melhores modelos disponíveis no mercado, de empresas como New Holland e Case IH, são desenvolvidos com projetos especiais, contando com motores e acessórios coerentes para a capacidade de carga de cada máquina.
E, claro, a manutenção não pode ser deixada de lado. Assim como um veículo comum, é imprescindível estar atentos aos fluidos de lubrificação e arrefecimento para garantir que a vida útil do trator seja estendida ao máximo.