As máquinas que trabalham com a movimentação de solo, na área de construção civil, contam com um elemento muito importante para sua eficiência: as FPS (ferramentas de penetração de solo). Para que o trabalho seja feito de forma correta, cada máquina precisa ter seu tipo próprio de ferramenta. Continue a leitura e descubra qual é a peça correta para a sua máquina.
As famosas ferramentas de penetração do solo, também conhecidas apenas por FPS, são todas as peças que ficam nas extremidades das máquinas que estão relacionadas ao contato direto com o solo. São todas as pontas, os adaptadores, os dentes, as travas, os protetores, os cantos e as lâminas.
A seguir vamos mostrar quais FPS são recomendadas para cada tipo de máquina. Confira:
Escavadeiras: é recomendado utilizar uma ferramenta de alta penetração com ponta bem afiada. As atividades feitas por esse tipo de máquinas são de médio a alto impacto, por isso é necessário que tenha grande poder de penetração e desagregação. Os três principais modelos de FPS para escavadeiras são:
Pontas para serviços leves ou gerais – possuem boa resistência ao impacto em serviços leves e boa penetração de solo.
Pontas reforçadas – são indicadas para rocas pesadas e apresentam boa penetração e resistência ao impacto.
Pontas para penetração ou afiadas – esse tipo de pontas é mais afiado, aumentando o poder de desagregação das rochas, além de penetrar melhor no solo argiloso.
Carregadeiras: para este tipo de máquina, é recomendado utilizar uma ponta mais reforçada e resistente para que o equipamento trabalhe com ainda mais eficiência. Além disso, as carregadeiras trabalham com baixo e médio impacto.
Tratores de esteira: é indicado usar uma lâmina frontal. Atrás do trator, dentes cortantes possuem a função de escarificar o terreno
Motoniveladora: nesse tipo de máquina, a principal ferramenta é a lâmina, que faz a terraplanagem e também ajuda a recompor e manter as estradas do Brasil.